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E-mail marketing é um conteúdo criado com o objetivo de transmitir uma mensagem comercial para uma lista de contatos através do disparo de e-mail. Uma das características do e-mail marketing é que ele é disparado para uma grande base de contatos que pode chegar a milhões de pessoas.
A principal vantagem do e-mail marketing é o seu potencial de atingir um público altamente segmentado com um investimento relativamente baixo. As despesas se restringem à criação do conteúdo e ao pagamento de uma ferramenta profissional de disparo. Entretanto, para pequenas empresas, é possível utilizar ferramentas gratuitas.
Apesar do e-mail marketing não aparentar grandes desafios técnicos para o disparo, é muito importante contar com o auxílio de uma empresa especializada porque existem diversas variáveis que devem ser consideradas para que o e-mail marketing seja efetivo e não acabe na caixa de spam do seu público.
A lista de contato (ou mailing) é o item mais importante de qualquer estratégia de e-mail marketing. Esta lista deve ser criada a partir de esforços da empresa para conquistar leads (contatos), garantindo que a audiência seja de qualidade. Nunca se deve comprar listas de contatos de terceiros uma vez que não se tem informações relevantes sobre esse público.
O primeiro contato do público com o e-mail marketing da sua empresa é o “assunto” (subject) que vai aparecer na caixa de entrada. Então, você tem poucas palavras para convencer a pessoa a abrir o e-mail. Por isso, é importante apresentar, de forma clara, qual é a informação principal.
Uma estratégia interessante é o Teste A-B. Funciona assim: você cria dois “assuntos” diferentes (A e B) e dispara os dois para uma pequena porcentagem do mailling. Então avalie qual dos “assuntos” se saiu melhor e use ele para fazer o disparo para o restante do mailing.
Quem é que não fica aborrecido com aquela empresa que envia uma quantidade excessiva de e-mails? Eles podem até ser interessantes, mas se a frequência for muito elevada, ele acaba perdendo a relevância e sua empresa pode perder muitos contatos que sairão lista.
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